Foco e  Escopo

 

A Revista Em Perspectiva é um periódico de publicação anual do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC). A Revista tem por objetivo estimular a produção intelectual no âmbito da História Social,  campo da pesquisa em História, cujas abordagens apreciam análises em torno das experiências dos sujeitos históricos, a partir da qual a problematização das noções de História, Sujeito e Sociedade emergem enquanto vias fundamentais para a compreensão do passado e de suas representações.  Pretende-se publicar artigos que, em diálogo com outras áreas do conhecimento, discutam categorias temáticas atreladas as relações entre: memória e temporalidade,  cultura e poder, migração e trabalho. 

 

Objetivos

 

     A Revista propõe-se:

Dialogar com as diversas áreas do conhecimento, tais como: a antropologia, a sociologia, a geografia, a arquitetura e urbanismo, entre outras.

Estimular a produção intelectual no âmbito da História Social, campo da pesquisa em História, cujas abordagens apreciam análises em torno das experiências dos sujeitos históricos. A Revista pretende fomentar a problematização das noções de história, sujeito e sociedade, considerando-as como vias fundamentais para a compreensão do passado e de suas representações. 

Contribuir com o debate de ideias e no âmbito da História social, fomentando deste modo a democratização e a difusão das pesquisas no campo da História. 

 

Processo de avaliação pelos pares

 

Inicialmente os trabalhos serão avaliados pelos membros da Equipe Editorial. Após essa avaliação, os trabalhos serão encaminhados aos pareceristas, conforme disponibilidade e afinidade com o tema.

Deve-se primar pela impessoalidade, por isso é facultativo aos pareceristas a identificação no preenchimento das fichas de avaliação dos artigos.

Cabe aos membros da Equipe Editorial averiguar se o proponente realizou em seu texto as modificações indicadas pelo parecerista.

 

Da publicação

 

A Revista é publicada anualmente em nosso site nos respectivos indexadores, sendo o seu site rotineiramente atualizado.

Os textos somente serão publicados caso o proponente assine uma declaração comprometendo-se com o ineditismo do artigo.

A Equipe Editorial deve averiguar o ineditismo dos textos aprovados para publicação.

O texto deve ser retirado imediatamente do site caso haja duplicidade em outro periódico.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now