Chamadas para publicação

Dossiê: História e Ficção

[v.5, n. 1, 2019]

O fazer historiográfico passa pela arte do dizer, do criar o passado por meio das palavras, essas, criaturas e criadoras de realidades. Transformar a experiência humana do tempo em narrativa é envolve-la em um fluxo difuso, isto é, dar vida a personagens, paisagens e cenários de um tempo que se reinscreve em tantos outros.  Para além de um exercício estético, conceito por vezes mal compreendido, a relação entre história e ficção permite ao historiador um exame do seu próprio fazer, dos limites e alguns dos alcances que é dizer o tempo.

A narrativa não se reduz aos desdobramentos originários da divisão esquemática entre forma e conteúdo, texto e contexto ou escrito e oral, torna-se válido trabalhar a ficção como parte fundamental das práticas sociais historicamente localizadas. Torna-se legítimo, também, compreender a escrita da história como narrativa articulada em interação com outras disputas pelo sentido do tempo, em dimensões variadas e, por isso, não resumíveis ao ato de pensar em termos de divisões entre passado, presente e futuro. Torna-se legítimo, ainda, pensar numa história da narrativa levando-se em conta a narrativa da história como conhecimento que tem características próprias e cambiantes.

As contribuições para esse dossiê devem ter como finalidade a discussão que envolva a relação história e ficção como uma de suas problemáticas basilares, que tanto pode ser manifestar por meio de uma reflexão epistemológica, fruto de diálogos teóricos, ou de trabalhos que envolvam análises sobre documentações de narrativas, sejam elas:  biografias, diários, cartas, entrevistas orais e literatura. 

Prazo para envio: 31 de março de 2019.

Recebemos artigos em fluxo contínuo.

Enviar a submissão para o e-mail: revistaemperspectiva@gmail.com 

*Obs: no assunto do e-mail deverá ser escrito o título do trabalho e a modalidade de publicação.

Dossiê: Temática Livre

 

O conselho editorial da Revista Em Perspectiva comunica que está aberta a chamada de artigos e resenhas para comporem Volume 4, número 1, 2018.

 

Prazo para envio: 10 de janeiro de 2019. 

Recebemos artigos em fluxo contínuo.

Enviar a submissão para o e-mail: revistaemperspectiva@gmail.com 

*Obs: no assunto do e-mail deverá ser escrito o título do trabalho e a modalidade de publicação.

   Dossiê: Cultura e Poder

 

              O conselho editorial da Revista Em Perspectiva comunica que está aberta a chamada de artigos para o dossiê “Cultura e Poder” (v. 03, 2017), cuja área de interesse enfoca nas práticas culturais do social que se constituem nas relações de poder, no sentido que a cultura é construída em um jogo de tensão a partir do modo de viver e de sentir dos sujeitos situados em uma dada espacialidade e em um determinado contexto histórico. 
                Neste número, a revista propõe reunir trabalhos que tenham como foco as experiências dos sujeitos como campo de conflito, marcadas pelas inúmeras táticas e estratégias de poder, enfatizando o desenvolvimento de reflexões acerca da escrita, da oralidade e da imagem: problematizando a história das identidades (nacionais, regionais, locais, institucionais, profissionais, étnicas, de gênero); da construção simbólica e imaginária das memórias do espaço urbano e rural ou da formação de monumentos, festas e comemorações; das representações nos discursos literários, musical e cinematográfico. Podendo também acolher trabalhos sobre as ideias e ideologias políticas levando em consideração o lugar social que são produzidos, ressaltando a diversidade das estruturas de saberes não somente nas instituições oficiais, mas na multiplicidade de conhecimento amarrados pelos interesses, anseios e necessidades da vida cotidiana.
Portanto, a revista Em Perspectiva, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC, convida você, pesquisador, para contribuir com a reflexão acerca das práticas culturais que se constituem na intermitência das relações coletivas, ou seja, as formas pelas quais os sujeitos históricos constroem as dinâmicas de cultura e poder.

 

Prazo para envio: 15 de outubro de 2017. 

Recebemos artigos em fluxo contínuo.

Enviar a submissão para o e-mail: revistaemperspectiva@gmail.com 

*Obs: no assunto do e-mail deverá ser escrito o título do trabalho e a modalidade de publicação.

Dossiê: História e Gênero

[v.6, n.1, 2020]

 

Este dossiê reunirá trabalhos que utilizem a categoria gênero, avaliando criticamente as possibilidades de sua utilização nas pesquisas em História, a partir do que vem sendo feito e do que ainda poderá ser realizado em termos teóricos e práticos. O conceito “gênero” foi incorporado com força pelas ciências humanas, no Brasil, a partir dos anos 90 do século XX, possibilitando a renovação de olhares e perspectivas teóricas em diversos campos, o que incluiu a História.
Embora o utilizem em profusão em títulos de artigos e livros são poucos as
historiadoras e os historiadores que têm refletido sobre o gênero como categoria de análise, tornando-se urgente essa discussão. A partir da utilização fundamentada e historicizada da categoria gênero, em suas perspectivas interseccionais e relacionais, este dossiê busca reunir trabalhos que a partir de uma perspectiva de gênero pensem, de maneira renovada, temas da historiografia nos campos da história social e cultural em suas interrelações com o cotidiano e a política.

 

Prazo para envio: 30 de agosto de 2019. 

Enviar a submissão para o e-mail: revistaemperspectiva@gmail.com 

*Obs: no assunto do e-mail deverá ser escrito o título do trabalho e a modalidade de publicação.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now